Daemonium é um jornal de pesquisas sobre a tradição da magia e a Arte dos Magi do Curso de Filosofia Oculta, um seminário on-line permanente na internet ministrado pelo Professor Fernando de Ligório sobre magia na Antiguidade, feitiçaria dos Papiros Mágicos Gregos, Teurgia Neoplatônica com ênfase na Escola de Jâmblico, Magia Tradicional Salomônica e tradição dos grimórios. O jornal abordará também a magia cipriânica, a tradição da magia popular e pajelança cabocla, xamanismo e cabala crioula.
Os magos da magia moderna estão condenados ao fracasso, não por falta de capacidade ou talento, mas por inconsistência do próprio sistema. Aleister Crowley é conhecido como o pai da magia moderna. E muito embora muitos discordem, ele assim o é porque a sua definição de magia influenciou todos os magistas da tradição moderna da magia. Na visão de Crowley a magia se trata das projeções das forças da mente ou como ele nomeia, a vontade para mudar a estrutura da realidade, quer dizer, causar taumaturgia na natureza. Quando ele assim o faz, determina que a magia trata-se de uma ação humana, dependente exclusiva das intenções do mago. No entanto, isso não é magia de fato. Como iremos explorar nos textos selecionados para essa edição, qualquer definição válida de magia envolve o tráfego com criaturas espirituais, espíritos diversos do Corpo de Deus. Isso significa que é por meio dos espíritos de todas as coisas que a magia opera. Estes espíritos, daimones de todos os tipos, foram chamados de demônios na recessão escatológica cristã. Assim, a partir de Aleister Crowley a vontade humana passou a determinar a natureza da magia, não os espíritos ou como postularia Agrippa, as virtudes de todas as coisas.
Então o que Crowley fez foi tentar reinventar a roda ressignificando a magia segundo suas concepções particulares e visão de mundo idealista. Como Papus (1865-1916) já havia definido antes de Crowley, a projeção das forças da mente trata-se de psicurgia, não magia. A escola francesa de magia, da qual os grandes ícones são Eliphas Levi (1810-1875), Papus, Stanislas de Guaita (1861-1897) e Saint-Yves D’alveydre (1842-1909), estabelece uma distinção muito clara entre magia e psicurgia. A escola inglesa, por outro lado, cujos ícones são Aleister Crowley e McGregor Mathers (1854-1918), não estabelece essa distinção, chamando de magia o que na verdade trata-se de psicurgia.
Tanto é verdade que psicurgia não é magia que a magia não precisa das forças da mente do mago para funcionar. Se eu colocar o testemunho (endereço mágico) de alguém (um cliente) sobre um altar consagrado as virtudes de Mercúrio, com sunthēmatas apropriadas a Mercúrio, no dia e hora corretos, isso já é o suficiente para que o cliente possa receber em sua alma as virtudes da medicina planetária de Mercúrio. A mente humana não está envolvida em nada nesse processo. As virtudes mercuriais das sunthēmatas atrairão para alma do cliente, por meio de seu testemunho, as virtudes da energia planetária de Mercúrio. Como bem estabelecido no ensaio Magia & a Intenção Dirigida, presente nesta edição, existe valor fundamental na projeção unidirecionada das forças da mente, mas isso não define de fato a natureza da magia.
Os primeiros a notarem essa inconsistência no sistema da magia moderna são aqueles ocultistas que se interessam pelos efeitos tangíveis da magia, quer dizer, a taumaturgia ou milagre, não os efeitos psicológicos típicos da psicurgia. Gradativamente estes ocultistas têm migrado das interpretações moderna e pós-moderna da magia, buscando encontrar na magia da Antiguidade ou Idade Média resultados reais do exercício da Arte dos Magi. Lisiewski chama de old school a prática da magia como orientada pelos grimórios medievais. Embora eu não concorde com muitas de suas alegações e às vezes sua postura preconceituosa cristã, seus esforços em demonstrar como a magia dos grimórios é mais eficaz que os sistemas modernos é notável. Nos ensaios que compõem essa edição, grande esforço foi feito para demonstrar que o mago da Antiguidade tinha uma visão muito distinta da magia daquela que os magos de hoje têm.
É comum acreditar que através dos incontáveis graus de papel das sociedades secretas e ordens modernas é possível aprender magia. Mas essa crença tem se mostrado infundada. Todos os dias ocultistas debandam de fraternidades diversas para frequentarem choupanas de cabala crioula ou encontrarem um mago que de verdade lhes ensine o verdadeiro Arcano da magia. Diferente de sua versão moderna diletante e desorientada, o mago da Antiguidade tinha uma meta muito bem traçada:
Iniciação e desenvolvimento
magístico através de estudos, viagens e práticas espirituais. O estudante se
prepara para a chegada do mestre.
O encontro com o mestre, um
mago experiente que guiará o estudante, ensinando-lhe o verdadeiro arcano da
magia.
De posse do verdadeiro
Arcano da magia, o estudante conjura seu espírito assistente, com o qual
estabelece um pacto de amizade.
Este espírito assistente
instrui o estudante, agora um mago, nos segredos ocultos da magia.
De posse dos segredos ocultos da magia, o mago pode oferecer seus serviços e cobrar por eles.
Essa edição de 666 páginas compõe-se pelos seguintes ensaios:
Magia: por onde começar?
Os Livros Ocultos de Moisés
O que é Magia?
Magia & a Intenção
Dirigida
Acessando a Filosofia Oculta de
Agrippa
Magia Astral & Magia
Salomônica
Os Primórdios da Magia: do
Xamanismo a Tradição Salomônica #1
Os Primórdios da Magia: do
Xamanismo a Tradição Salomônica #2
Os Primórdios da Magia: do
Xamanismo a Tradição Salomônica #3
Do Espírito Assistente
ao Sagrado Anjo Guardião
Iniciação & a
Doutrina Soteriológica do Paredros
Teurgia & Goécia
Um Elogio a Magia Tradicional
Salomônica
Magia Tradicional Salomônica
& Iniciação
O Método Salomônico
A Teurgia de Jâmblico
Aesthesis, Ochēma &
Divinação
Filosofia & Teurgia na
Tradição de Mistérios
Oração, Ritual & Comunicação
Espiritual
A Purificação Filosófica
A Hierarquia dos Deuses na
Teurgia
De Sócrates a Patañjali: A
Identidade Própria
Sexualidade Filosófica
Meditação, Oração, Nomes
Bárbaros & a Experiência Filosófica
A Influência Neoplatônica
na Tradição Hermética de Mistérios
A Estrutura Ritual da Magia
Cerimonial