@covadecipriano
A Quimbanda Nàgô não é e nunca foi Kimbanda Africana. Qualquer um que diga isso quer te engabelar: está enganando ou está sendo enganado! Cuidado com impostores! Na África não existem as entidades ancestrais que aqui no Brasil conhecemos como Exu e Pombagira. A Quimbanda é uma tradição de feitiçaria brasileira, e muito embora ela tenha herança africana, ela não nasceu no Brasil. O kimbanda brasileiro não o mesmo kimbanda da religião tradicional banto. Eu tenho explicado esses nuances importantes nas edições da Revista Nganga e em postagens nos nossos perfis oficiais.
Pergunte sempre, se informe profundamente das raízes, do lastro ancestral, de qualquer um que se diga iniciado na Quimbanda Nàgô. No @tatakamuxinzela eu fiz um vídeo e texto explicando o que é lastro ancestral e sua importância em uma casa genuína de Quimbanda Nàgô.
A Quimbanda Nàgô é um culto iniciático e iniciatório! Isso significa que para estar dentro da Quimbanda Nàgô é necessário ser iniciado por um Táta ou Mameto da tradição, tendo recebido seus fundamentos em segredo de lábios a ouvidos. Hoje em dia estão aparecendo uma miríade de indivíduos banda de casa se dizendo Quimbanda Nágô, mas que não têm comprovação de suas raízes, não têm rastro ancestral.
Se um indivíduo se diz Quimbanda Nàgô e não apresenta a linha iniciatória que o antecede, ou se sim, não é possível comprová-la através de averiguação criteriosa, muito provavelmente você estará sendo enganado.
Táta Nganga Kamuxinzela