Por Táta Nganga Kamuxinzela
@tatakamuxinzela | @covadecipriano | @quimbandanago
Fui iniciado pelo meu Exu, e agora? Agora você se fodeu!
Vamos lá: não é incorreto dizer que a iniciação se dá por meio do Exu. Mas vamos entender isso direito, porque não é por meio do seu Exu tutelar, mas do Exu tutelar de seu Mestre de Quimbanda. Entenda que aqui o termo «iniciação» significa «ser introduzido» na Quimbanda através de um Táta Nganga da tradição.
Na Quimbanda entendemos que somente um Mestre de Quimbanda, que é tutelado por um Exu-Táta de Quimbanda e, portanto, um Mestre Iniciador, tem autorização e autoridade espiritual para prover corporeidade a um Exu, quer dizer, construir sua morada de poder e introduzir novos Adeptos no Culto.
O verdadeiro iniciador, portanto, é o Exu-Táta do Mestre de Quimbanda, sendo este um mero «facilitador» de todo o processo. Ser admitido na família Cova de Cipriano Feiticeiro (@covadecipriano) é ser iniciado na Quimbanda por Exu Pantera Negra e Pombagira Dama da Noite. Seus médiuns, os ngangas Kamuxinzela (@tatakamuxinzela) e Mwanajinganga (@mwanajinganga), são apenas «facilitadores» do trabalho dessas entidades. O Reinado é deles, não dos médiuns.
Um Exu-Táta de Quimbanda é um Mestre Iniciador, portanto, instrutor, professor da Quimbanda. É um Exu «coroado» da Quimbanda, quer dizer, um Exu Chefe de Reinado, porque só quem é Rei usa coroa.
O que mais se vê hoje são Exus sem coroa, quer dizer, «pagãos» travestidos de «coroados». Trocando em miúdos: o Exu não sabe nem seu nome quando se manifesta, mas já ensina feitiço, dá passe, provê iniciação, mão de faca e direcionamento para vida.
A diferença da Quimbanda para a Banda de Casa é que a Quimbanda oferece um sistema através do qual o Exu pagão se torna efetivamente Coroado e Táta de Quimbanda.