Carregando...
ANSIEDADE NA QUIMBANDA & NO HERMETISMO

@tatakamuxinzela 

A Ansiedade tem sido considerada o mal deste século. As pessoas estão afetadas por este espírito e nem se dão conta disso. Anteriormente eu fiz postagens aqui esclarecendo que a ansiedade é um dos maiores fatores de fracassos magísticos entre feiticeiros e magistas nos dias atuais. Citei o exemplo de consulentes e feiticeiros, ansiosos pelo resultado rápido dos trabalhos de magia ou pelo desenvolvimento rápido na estrutura do culto, como fruto da «sociedade líquida» contemporânea. No entanto, a Quimbanda como qualquer culto necromântico-ancestral, requer tempo e maturação, e só o cultivo das virtudes (ou espíritos/daimones) da paciência e da resiliência (esta sendo a condição sine qua nom na superação dos obstáculos e da brutalidade da Natureza segundo a Quimbanda), são capazes de aplacar a malfazeja ansiedade. 

Eu respondi em uma caixinha esses dias que na feitiçaria a ansiedade é um espírito ruim. Os yorùbás chamam esta classe de espíritos de ajoguns, que trazem tormentas e aflições a vida dos homens, afastando-os da piedade religiosa e da vida equilibrada. Na cultura da macumba de modo geral espíritos ruins são kiumbas ou égún. No hermetismo tradicional, a ansiedade (propeteia) está dentre os doze piores maus espíritos cujo objetivo é açoitar (timorus) a alma dos homens, causando sofrimento e os impedindo acesso ao nous (Corpus Hermeticum, Livro XIII). Sem acesso ao nous o homem está impossibilitado de obter conhecimento verdadeiro (gnōsis), de possuir uma vida de piedade genuína. 

Em todos os cultos e culturas ancestrais, a ansiedade é um espírito ruim que impele o homem a causar danos a si mesmo e aos outros, através de seu comportamento. O bom comportamento é uma vida de piedade religiosa e equilíbrio, que proporciona saúde, bem estar e progresso. Se as tuas ações causam danos para si mesmo, para sua espiritualidade e ancestralidade, para a comunidade em que está inserido, muito provavelmente você está obsediado pelo espírito da ansiedade. 

Táta Nganga Kamuxinzela




VOLTAR